Vigo Norte
 
A carregar...
logo Vigo Norte

Exportação automóvel atinge valor recorde

A indústria de componentes para automóveis chegou ao fim do mês de Agosto com um novo recorde nas exportações. Com 5459 milhões de euros de receitas, as empresas do sector têm razões para celebrar, até porque este crescimento de 8% face a 2017 é conseguido num período em que um dos principais mercados, o Reino Unido, contribuiu com uma queda significativa de 11,9%, segundo os dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).

"O sector mantém-se extremamente dinâmico, crescendo a uma taxa bem superior à verificada para o sector na Europa, cuja taxa se situa entre os 2% e 2,5%, o que significa que a indústria portuguesa está a ganhar quota de mercado", salienta Adolfo Silva, da direcção da AFIA, em declarações ao PÚBLICO.


São notícias positivas para um universo composto por 220 empresas, maioritariamente localizadas entre os distritos de Aveiro e Viana do Castelo (66%). Outras conclusões relevantes a partir dos dados disponibilizados nesta quinta-feira: a União Europeia é o principal cliente (90% das vendas) e reforçou essa posição (cresceu 8,7%); Espanha mantém-se como maior mercado das empresas portuguesas (vendas de 1372 milhões, mais 9,8%); mas é no segundo mercado mais relevante, a Alemanha, que se regista a maior taxa de crescimento (mais 13%, para 1152 milhões).

11-06-2019

TRANSPORTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Pedir Cotação